segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sistema Digestório

O nosso sistema digestório é dividido em 8 partes:

Boca

Esôfago

Estômago

Faringe

Intestino Delgado

Intestino Grosso

Ânus ou Reto

Glândulas Anexas

Cada parte desse sistema tem uma função, e uma forma anatomica e fisiológica. Que serão vistas particularmente nos outros tópicos.

Aqui iremos abordar Sistema Digestivo no geral, qual sua função e qual o percurso que os alimentos tem que fazer, da entrada até a saída do sistema.

Como o nome já deixa dito, a função desse sistema é fazer a digestão dos alimentos, a qual começa na boca, através da mastigação e da salivação. Essa digestão feita na boca pode ser divida em duas, a mecânca, que seria o ato da mastigação, e a química, que seria a salivação com a "quebra" de carboidratos. Após começada essa digestão o alimento é levado até o Estômago através de movimentos peristáuticos, passadando pela Faringe e pelo Esôfago, ao chegar começa uma nova digestão, também mecânica e química, porém muito mais química que mecânica, a química é feita pelo suco gástrico, fazendo a "quebra" de proteínas, e a mecânica pelos movimentos peristáuticos. Depois do estômago ele (o alimento) vai para o intestino delgado, onde começa-se a retirada de nutrientes, passando para o intestino grosso, com a retirada de água e formação do bolo fecal, por fim sendo expelido pelo ânus.

Neste caminho percorrido pelos alimentos ocorre a "quebra" das proteínas, carboidratos e gorduras. A primeira "quebra" é a dos carboidratos, logo que é colocado na boca, suas particulas começam a ser "quebradas" quimicamente pela saliva, que é liberada pela glândula salivar, e se dão até o fim desse processo. Já no estomago começa a "quebra" das proteínas, através do suco gástrico que existe em grande quantidade no estômago, e continua-se a "quebra" dos demais nutrientes. No intestino delgado continua-se esta "quebra" assim fazendo com que o corpo aproveite ao máximo, após o alimento já devidamente "quebrado" e aproveitado, passa para o intestino grosso onde ocorre a absorção de água. Lembrando sempre que todos esses nutrientes, gorduras, proteínas e carboidratos são absorvidos e transportados para o nosso sangue e levados a todas as células de nosso corpo. A parte que nosso corpo não utiliza de tudo que ingerimos é descartada através das nossas fezes.

4 comentários: