domingo, 21 de junho de 2009

Intestino Grosso




O intestino grosso é dividido em: ceco e apêndice vermiforme, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, sigmóide, reto e canal anal.
As principais função do intestino grosso é a de formação, transporte e evacuação das fezes e por isso ele é dotado da capacidade de absorção e secreção de muco.
O intestino grosso tem como características externas bolsas que são denominadas haustros, possui também acúmulos de gordura que são os apêndices epiplóicos e por fim fitas de músculos lisos denominadas tênias cólicas.





CECO
O ceco é a parte do intestino grosso que esta abaixo da entrada do íleo. Ele possui duas aberturas que são para o apêndice epiplóico e para o íleo, sendo que na abertura para o íleo existe uma valva, composta por dois lábios, e que evita, por exemplo a passagem de contrastes radiopacos para o íleo.






APÊNDICE VERMIFORME
O apêndice vermiforme tem mais ou menos 10 cm de comprimento, é um órgão oco e muscular que possui em sua mucosa tecido linfóide. Por isso é que ele tem função de defesa contra micro-organismos neste local do tubo digestivo.
Sua inflamação é denominada apendicite e esta deve ser tratada precocemente.





CÓLON ASCENDENTE
O cólon ascendente é a continuação superior do ceco e termina-se na flexura cólica direita(flexura hepática), e possui em seu interior pregas características do intestino grosso denominadas semi-lunares.




CÓLON TRANSVERSO
O cólon transverso inicia-se na flexura cólica direita e termina na flexura cólica esquerda(flexura esplênica). É um local onde as fezes normalmente ficam acumuladas e por isso ele pode ser encontrado até mesmo na altura da pelve.



CÓLON DESCENDENTE
É o mais estreito dos cólons e por isso que tumores ai localizados causam obstrução intestinal com grande freqüência. Ele inicia-se na flexura cólica esquerda e termina no cólon sigmóide.


CÓLON SIGMÓIDE
O cólon sigmóide tem a forma de um S. Ele corre da esquerda para a direita tendo também um componente anterior e depois um componente posterior terminando finalmente no reto. É local onde as fezes também encontram-se acumuladas.

6 comentários:

  1. O que quer dizer mucosa com lesão de aspecto arroxeado com bordos regulares e superfícies homogênea com subestenose local impedindo a progressão do aparelho a 50 cm da borda anal. E lesão com subestenose simultânea A/E

    ResponderExcluir
  2. O que quer dizer mucosa com lesão de aspecto arroxeado com bordos regulares e superfícies homogênea com subestenose local impedindo a progressão do aparelho a 50 cm da borda anal. E lesão com subestenose simultânea A/E

    ResponderExcluir
  3. Está bem elaborado e simples assim se entende bem rápido

    ResponderExcluir
  4. Deve ser algum fissura anal ou hemorróida

    ResponderExcluir
  5. Meu sigmoide necrosou, passei por várias cirurgias e hoje estou bem, o que poderá acontecer?

    ResponderExcluir
  6. Meu sigmoide necrosou, passei por várias cirurgias e hoje estou bem, o que poderá acontecer?

    ResponderExcluir