terça-feira, 9 de junho de 2009

Estômago

O estômago, nos humanos, é a parte do tubo digestivo em forma de bolsa, situado entre o esôfago e o duodeno. Encontra-se situado por debaixo do diafragma, no lado esquerdo do abdômen. Apresenta duas comunicações: uma superior chamada cárdia, que o comunica ao esôfago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.


O estômago tem duas classificações, uma cirúrgica e uma anatômica, em sua classificação cirúrgica ele é subdividido em cárdia, fundo, corpo, antro, piloro, curvatura menor, curvatura maior, face anterior e face posterior. O estômago em sua classificação anatômica é dividido em uma porção vertical chamada trituradora, e uma porção horizontal chamada evacuadora.



É no interior do estômago que se encontram as glândulas gástricas que produzem o suco gástrico. No estômago, o suco gástrico é envolvido nos alimentos em digestão, através dos movimentos peristálticos, e o bolo alimentar é transformado em quimo. Inicia-se aí a digestão das proteínas, pois esse suco contém muitas enzimas, dentre essas está a pepsina, que é responsável pela digestão das proteínas.

Suco gástrico
O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco e várias enzimas, como a pepsina, a renina e a lípase. A pepsina, na presença de ácido clorídrico, quebra as moléculas de proteínas em moléculas menores. A renina coagula o leite, e a lípase age sobre alguns tipos de gordura. A mucosa gástrica produz também o fator intrínseco, necessário à absorção da vitamina B12.



Doenças do estômago

As doenças e problemas gástricos do estômago são numerosos: úlcera, câncer, a dispepsia (indigestão gástrica), tumores malignos e benignos (raros), gastrite, afecções decorrentes das cicatrizes das úlceras curadas, etc.
Gastrite significa inflamação da mucosa do estômago e, em primeira instância, a gastrite deve ser descrita de acordo com critérios histológicos (microscópio).


A úlcera é uma área focal da mucosa(pele que recobre desde a boca até o ânus ) do aparelho digestivo que foi destruída pelos sucos digestivos. No caso da úlcera gástrica ou duodenal , a destruição é feita pelo ácido produzido pelo estômago. A grande maioria das úlceras não são maiores que um grão de ervilha apesar disso podem causar grande descomforto e dor. No alto à esquerda visualiza-se um corte microscópico de uma úlcera onde a porção roxa mais escura representa a mucosa que está interrompida . Abaixo à direita vê-se uma radiografia demonstrando o local da úlcera. Ao centro, a representação da úlcera propriamente dita. No caso uma úlcera gástrica.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ÚLCERA?

O sintoma mais comum é uma sensação de dor tipo queimação ou vazio na boca do estômago (região epigástrica). A dor geralmente ocorre entre as refeições e algumas vezes acorda o paciente durante a noite. Pode durar durante minutos ou horas e geralmente alivia quando o paciente se alimenta ou faz uso de anti-ácidos. Outros sintomas menos comuns incluem náusea , vômitos , perda do apetite e peso.


Porque o estomago faz barulho?


O estômago naturalmente já provoca certo barulho característico das atividades do sistema digestório. No entanto, quando uma pessoa está com muita fome, seu estômago passa a fazer um barulho acima do normal, chegando a ser audível até mesmo para pessoas ao seu redor.Quando vemos, sentimos o cheiro ou imaginamos o alimento, nosso cérebro envia informações para o tubo digestivo como forma de preparação para a realização da atividade digestória. Dessa forma, os órgãos começam a se preparar para receber os alimentos. O barulho que escutamos é provocado pelo estômago e intestino delgado, que passam a se contrair e relaxar várias vezes, no chamado movimento peristáltico. Esse movimento provoca a agitação dos gases e líquidos contidos em seu interior, resultando no “ronco” do estômago.



CÂNCER DE ESTÔMAGO



O câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico, pode se iniciar em qualquer parte do estômago. Ele pode se espalhar pelos linfonodos próximos e para outras áreas do corpo como fígado, pâncreas, intestino grosso (cólon), pulmões e ovários. A maioria dos tumores que atingem o estômago é do tipo adenocarcinoma, que significa que se desenvolveram da camada que reveste internamente o estômago.

7 comentários:

  1. estomago meio echado com que tor sempe com o estomago cheioe cheio de gases

    ResponderExcluir
  2. Sinto dores no estomago as vzs acompanhada de diarreia e faz uns barulhos as vzs acordo no meio da noite com dor no estomago não sinto fome oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmj colega to passando pela mesma situação,pode ser gastrite você tem que procurar um médico e pedir ele um exame de indoscopia, tem que fazer o mais rápido possível, porque pode dar úlcera ou até câncer no seu estômago

      Excluir
    2. Sim a mesma coisa vamos ao médico pode ser feridas causadas pelo acido.

      Excluir
    3. Oi eu tive uma crise de gastrite que deu diarreia até as fezes tem um fedor estranho acho que é devido ao acido e depois no dia seguinte fiquei com os mesmos sintomas que vc amanhã vou ao médico a endoscopia não deixa fazer biopsia esso agrava ainda mais como eu isso esta acontecendo depois da endoscopia que retirou pedaços do meu estômago e não quer sarar repassa isso para seu conhecidos.

      Excluir
  3. Tenho dores no lado esquerdo do abdome. São pontadas e rasga as vezes. E meu abdome também dilata. Foi ao posto de saúde. Médica passou a endoscopia. O resultado foi: GASTRITE ENANTEMATOSA DO ANTRO MODERADA. O QUE É ISSO? Por favor!

    ResponderExcluir